top of page

Inteligência Executiva Organizacional

Muito mais do que sermos executivos, precisamos de uma inteligência executiva, o que quero dizer com isso. A OMS nos traz a informação de que o Brasil é o país mais ansioso do mundo e pior, ainda é o país que apresenta maior nível de ansiedade do planeta. Acredita nisso?


Ainda pior que esta estatística é que fazemos parte dela! Precisamos nos cuidar cada vez mais para não adoecermos emocionalmente de forma crônica. A inteligência executiva nada mais é do que a capacidade do indivíduo de se mobilizar para seu bem estar assim como se mobiliza para as organizações, ainda complemento que a inteligência executiva é a capacidade de saber tomar decisões, frear nossos impulsos, refletir sobre o que sentimos e o que pensamos, saber planejar nossas ações e dirigir nossa atenção.


Quanto mais apoio altos executivos em suas carreiras mais eu vejo a necessidade e uma certa dose de hedonismo.

*Hedonismo: compartilhar a vida entre o prazer fora e dentro do trabalho


Estamos investindo nosso tempo e nossa energia para mantermos a performance e a alta produtividade nas organizações mas com o tempo essa energia acaba e nós não estamos nos atentando para isso. Sim, a energia propulsora para o trabalho é esgotável! Nos últimos anos, a depressão está entre as 10 doenças que mais afastaram as pessoas de seus respectivos trabalhos. Tem coisa errada aí, precisamos repensar a forma como estamos vivendo.


Aqui não quero dizer que você não deve se dedicar ao trabalho com toda a sua força mas precisa necessariamente compartilhar o foco entre aquilo que você faz para a organização e aquilo que faz para si mesmo.

Aqui vão algumas dicas do que pode ser feito para aumentar seus níveis de inteligência executiva:

  • Coloque como meta diária ajudar alguém, quando você ajuda o seu cérebro produz neurohormonios do bem estar

  • Pratique a gratidão, use aplicativos que te ajudem a lembrar o por que você deve ser grato com as coisas que te acontecem. Minha sugestão é o Gratitude360

  • Parece piegas, mas dormir bem é essencial para você produzir tudo o que precisa para deixar seu corpo e mente inteiro para o dia seguinte

  • Cuidado com sua alimentação

  • Pratique qualquer tipo de meditação, esvaziar a mente nos ajuda em foco para aquilo que precisamos fazer acontecer. Aqui sugiro a prática de mindfulness ou o headband sensor chamado Muse, sensacional! Comecei a usar por indicação de um executivo querido que se preocupava com seu próprio bem estar e hoje não vivo mais sem.

  • E por último, permita-se ao prazer. Lembre-se que não é a quantidade que faz as coisas legais, mas a qualidade. Invista energia naquilo que você faz e não tempo em demasia.

A inteligência executiva é a condição básica de vida em abundância. Cuide de si mesmo e a vida lhe surpreenderá de forma inexplicável. Tente!

Artigo escrito por Lívia Mandelli

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page